segunda-feira, 27 de junho de 2016

Pokemon emerald (detonado).

Pokemon Emerald (detonado).


Primeiro o professor Birch vai perguntar se você é um menino ou uma menina e perguntar seu nome.
Você começa o jogo dentro de um caminhão de mudanças, espere ele parar e saia do caminhão você vai chegar a littleroot town.  Sua mãe vai aparecer e dizer para você ir até seu quarto e regular o relógio, mas antes disso acesse o PC e pegue uma potion, agora sim regule o relógio, eu prefiro deixar como está.

Depois que sua mãe terminar de falar com você saia do quarto, sua mãe vai pedir para você ir se apresentar para o professor Birch, ele mora na casa ao lado então vá até lá. Ao entrar na casa uma mulher vai falar com você e dizer para você se apresentar a May ou a Brendan (Depende se você é um menino ou uma menina). Vá até o quarto dela e clique na pokebola e a may vai aparecer, ela ou Brendan será seu rival. (neste detonado o rival será a May porque eu fui com o garoto).


Saia da casa e vá para o norte, quando você tentar passar pela passagem uma menina vai falar que tem um Pokémon furioso ali, vá até lá e você verá o professor Birch sendo atacado por um zigzagoon.

Clique na bolsa e agora você deve escolher seu Pokémon inicial. Treecko (grama), Torchic (fogo), Mudkip (água).

Derrote o Pokémon selvagem e você vai para o laboratório do professor, lá ele vai te dar o Pokémon que você usou, ele vai te perguntar se você não quer ir se encontrar com a May, responda sim.

Vá pela rota 101, onde você ajudou o professor, nesta rota você encontra alguns Pokémon, mas não é possível captura-los agora, então suba até chegar em Oldale town. Aqui fale com esse carinha na imagem e ele vai te dar uma potion. Na Cidade há o centro Pokémon que serve para recuperar seus pokemons feridos, é a casa de telhado vermelho, há também o pokemart, aqui você pode comprar alguns itens, é a casa de telhado azul.


Seu rival está na rota 103, ela está ao norte da cidade de oldale, lá você deve enfrentá-la, treine seu Pokémon pelo menos até o nível seis para não ficar tão difícil. Seu rival sempre terá o Pokémon inicial que é forte contra o que você escolheu então use ataques normais.


Depois de derrotá-la volte para o laboratório do professor, lembre-se de recuperar a energia do seu Pokémon no caminho. O lab é a casa em baixo da sua, lá o professor vai te entregar uma pokedex para armazenar os dados dos Pokémon que você capturar, a May também vai te dar 5 pokebolas. (as pokebolas também liberaram no pokemart).

Siga pela rota 101, ao tentar passar sua mãe vai aparecer e te dar o running shoes que são sapatos para correr, segure B para correr. Agora você pode capturar os Pokémon das rotas que você passou.

Rota 101.

Pokémon para capturar. (na grama)
Evoluções.

(Para evoluir o Wurmple para silcoon é importante que você não o deixe perder nenhuma batalha, para isso você pode colocar o wurmple na frente do time e ficar trocando por outro Pokémon até que ele evolua, e para evoluí-lo para cascoon basta que você o deixe perder alguns combates).

Rota 103.
Pokémon para capturar. (na grama)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)

Evoluções.
(Por hora você só pode pegar os Pokémon da grama).


Para prosseguir vá para a cidade Oldale e siga pela esquerda pela rota 102, haverá algumas batalhas com treinadores, no caminho você verá duas arvores de Berry pegue todas as frutas, pois elas serão muito importantes. A baixo da ultima treinadora há um item numa pokebola.


Rota 102.
Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Evoluções.
Depois de passar da rota você vai chegar a Petalburg City.  Vá até o ginásio, seu pai vai estar lá dentro, fale com ele e um garoto vai aparecer o nome dele é Wally, ele vai pedir um Pokémon para seu pai, agora você irá ver uma cena ensinando como pegar um Pokémon. Agora você vai voltar para o ginásio e seu pai vai dizer para você ir enfrentar outros lideres de ginásio antes de enfrentá-lo.


Então saia do ginásio e vá para a próxima rota seguindo pela esquerda, ao tentar passar um cara vai falar com você, ele vai ser muito importante mais para frente no jogo.  Já na rota 104 terão três batalhas, você também poderá ver a casa do Mr. Briney, ele vai nos ajudar um pouco para frente, pegue as berrys e entre na floresta.

Rota 104.
Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Evoluções.
Agora que você entrou em petalburg Woods vá primeiro pela direita e desça para pegar um item na rota 104. Agora volte para floresta e siga pelo caminho da esquerda, terão algumas batalhas, seguindo pela floresta você verá um homem com roupa verde, ele vai ser atacado por um capanga da equipe aqua, basta derrotá-lo.

Depois de derrotá-lo o homem vai te dar uma great Ball, continue seguindo pela floresta não se esqueça de pegar o item na pokebola, e perto da saída terá duas arvores pequenas que podem ser cortadas depois, usando o hm1 cut.


Petalburg Woods.
Pokémon para capturar. (grama)
Evoluções.
Saia da floresta e você vai chegar à outra parte da rota 104, fale com o npc perto das berrys e ele vai te dar o TM Nº 9: Bullet seed, pegue as berrys e entre na floricultura, fale com as npcs, uma delas vai te dar o wailmer pail que serve para regar as berrys que você plantar e a outra vai te dar uma Berry. Atrás da floricultura há alguns itens escondidos fora um item na pokebola, é só ir clicando nos espaços sem grama.

Prossiga pela direita enfrentando os treinadores, depois de passar da ponte ali pela direita terá uma batalha e algumas berrys, fale com a velhinha para ganhar outra Berry. Se você for por trás da cerca da direita você vai chegar a um item.

Agora você vai chegar a Rustboro City, tem algumas coisas para fazer aqui. Na primeira casa a esquerda um npc vai te dar uma premier Ball. Vá à casa a esquerda do centro Pokémon e fale com o homem, ele vai te dar o hm1 CUT (você não vai poder usa-lo fora de batalha por enquanto). Vá à escola de treinadores, ela está à direta do centro Pokémon, fale com o professor e ele vai te dar um item (QUICK CLAW). Lá você vai encontrar o mesmo cara que falou com você em petalburg, fale com ele depois de conseguir a primeira insígnia. À direita do ginásio você pode trocar um ralts por um seedot.

Agora finalmente vá até o ginásio, aqui você vai enfrentar Pokémon do tipo pedra então use ataques do tipo grama, água ou lutador. A líder aqui é roxanne.


É fácil de derrotar os dois geodude, o problema é o nosepass, ele vai carregar uma Berry para recuperar vida e ela ainda vai usar duas potions. Leve seus Pokémon no nível 15 para cima não ficar tão complicado de derrotá-la.
Depois de vencer ela vai te dar o TM 39: Rock tumb. Agora você pode usar o CUT fora de batalha. E é claro a primeira insígnia.

Depois de sair do ginásio você verá um capanga da team aqua correndo e logo em seguida aquele homem que você ajudou na floresta. Vá falar com ele, só subir um pouco e ir para a direita, Você tem que ir pela rota 116 indo pela direita, leve um Pokémon com CUT para explorar melhor. Use o CUT numa arvore para ter acesso a está área, nela terá algumas batalhas e itens incluindo berrys.


No final da rota há um item na montanha.

Rota 116

Pokémon para capturar. (grama)
Evoluções.
Entre na caverna onde tem um velhinho na frente, se você falar com esse velho ele vai dizer que um homem roubou seu Pokémon. Dentro da caverna há uma pokebola, agora se aproxime do capanga da team aqua e fale com ele, vai iniciar a batalha.


Depois de derrotá-lo ele vai entregar a DEVON GOODS do homem de rustboro e aquele senhor que é o MR.BRINEY vai levar o PEEKO com ele. 

Rusturf túnel

Pokémon para capturar. (caverna)
Agora volte para rustboro e entregue a DEVON GOODS para o homem. Depois de entregar ele vai te dar uma great Ball e vai te levar até a DEVON CORPORATION. Ao falar com o presidente ele vai te pedir para entregar uma coisa para o STEVEN na próxima cidade.


Você vai receber o pokénave (ele serve para ver o mapa e ver estatísticas do seu Pokémon). Ao sair do prédio um cientista vai atualizar seu pokénave e te dar o match call, que serve para ter revanches contra os treinadores que você adicionar pelo caminho. Ligue para o DEVON PRES.

(antes de ir até a próxima cidade você pode voltar nas rotas por onde você já passou e adicionar os treinadores no pokénave).

Para chegar à próxima cidade você vai precisar da ajuda do MR.BRINEY, então vá até a casa dele na rota 104. Na saída de Rustboro você vai encontrar MAY, fale com ela para registrá-la no pokénave, além disso, ela vai querer batalhar, é uma boa recuperar seu Pokémon.


Continue indo até o MR.BRINEY, leve um Pokémon com CUT para explorar o resto da floresta.


Saia da floresta e vá até a casa do MR.BRINEY, fale com ele para ele te levar até DEWFORD, no caminho seu pai deve te ligar.


DEWFORD TOWN: Você pode pegar alguns itens aqui, fale com o pescador a direita do ginásio e responda sim, ele vai te dar a primeira vara de pesca (OLD ROD). Dentro da casa perto do MR.BRINEY fale com o garoto loiro e ele vai te dar um item (SILK SCARF).

Vá direto para o ginásio, os treinadores de lá usam Pokémon lutadores, então leve Pokémon do tipo voador e psíquico, dentro do Ginásio vai estar tudo escuro, à medida que você for derrotando os treinadores a luz vai aumentando.  Aqui está o mapa do ginásio.


O líder é o homem de cabelo lilás, seu nome BRAWLY, leve Pokémon no nível 20 para cima, você pode treinar numa caverna no final da praia.
O único Pokémon dele que vai te dar problema é o makuhita depois de usar Bulk up já que ele fica muito resistente, mas se você levar um Pokémon voador é tranquilo.

Depois de derrotá-lo ele vai te dar sua segunda insígnia, com ela todo o Pokémon de nível 30 ou menor vão obedecer, agora você pode usar o hm5 fora de batalha. Ele também vai te dar o TM8: Bulk up e vai te adicionar ao Pokénave.

Recupere seu Pokémon e vá até a caverna a esquerda da cidade, no caminho haverá algumas batalhas e um item numa pedra. A qualquer hora Roxanne a líder do 1º gym pode te add no pokénav. Entre na caverna.


Granite cave: Já de cara você verá um homem, ele vai te dar o hm5 então coloque em um Pokémon que não seja do seu time, agora siga pela esquerda, pegue o item e desça as escadas.

 (F1)


Pokémon para capturar. (caverna)
Evoluções.
Lá em baixo use o flash para iluminar, na primeira descida há um item, agora volte e continue pela direita e desça pela escada.

(BF1)


Pokémon para capturar. (caverna)
Evoluções.
Agora vá pela esquerda e suba perto das pedras, siga pela esquerda e no meio vai ter um item (EVERSTONE), continue pela direita até chegar numa escada.


(BF1)


Pokémon para capturar. (caverna)
Pokémon para capturar. (rock smash)
(Por hora você só pode pegar o Pokémon da caverna).

Agora você está de volta a bf1, suba pela escada da esquerda e você vai voltar para f1, vá pela esquerda e desça, entre na passagem e você vai encontrar o STEVEN, Depois de entregar o item a ele, você vai receber o TM47: STEEL WING, e vai ser adicionado ao seu pokénave. Saía da caverna.

(Depois de conseguir o rock smash e sua bicicleta você poderá explorar o resto da caverna).

Fale com o MR.BRINEY e escolha voltar para PETALBURG, vá falar com o presidente da devon corp em rustboro city, pois ele vai te dar um item muito importante (EXP.SHARE), você pode deixar um Pokémon fraco segurando isso e ele vai ganhar uma parte do XP sem ter batalhado.

Agora vá até DEWFORD e fale com o MR.BRINEY de novo, mas dessa vez escolha a opção SLATEPORT.

Você vai chegar na rota 109, é uma praia. Fale com a garotinha na imagem para ganhar um item, e terão batalhas (há treinadores atrás dos guarda-sóis).


Ainda na praia você vai encontrar uma casa (SEASHORE HOUSE), se você derrotar todos os treinadores de lá o dono vai te dar 6 SODA POP que serve como uma potion só que melhor. Agora vá para a cidade de slateport.
Rota 109

Pokémon para capturar. (Surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Slateport City: Aqui tem muita coisa para fazer, há uma feirinha na cidade onde você pode comprar vários itens, e uma mulher vai te dar um item. Vá até o Pokémon fanclub e fale com a mulher perto do quadro, ela vai te dar um item que aumenta a felicidade do seu Pokémon (SOOTHE BELL). Aqui em slateport você encontra o homem que dá apelidos para seu Pokémon. E subindo um pouco você encontra o primeiro battle tent do jogo (o participante escolhe três Pokémon aleatórios todos no nível 30 para batalhar com três treinadores, depois de uma batalha você pode trocar a posição do seu Pokémon, após vencer os desafios você recebe um item).

Você verá a team aqua em frente ao museu, para eles saírem de lá você tem que falar com um homem num galpão abaixo do museu, é o homem atrás da mesa.


Agora entre no museu e suba as escadas, ao falar com o cientista a equipe aqua vai aparecer e tentar te roubar, você terá que derrotá-los.


Depois de derrotá-los o líder da equipe aqua vai aparecer, mas não vai batalhar agora você vai entregar a DEVON GOODS para o cientista e ele vai curar seu time, saindo do museu fale com o capanga que sobrou e ele vai te dar uma TM46: THIEF. Ao sair do museu SCOTT vai aparecer e te registrar no POKÉNAVE.

Antes de continuar vá ao pokémart e compre um harbor mail, pegue um Pokémon com CUT e vá para a rota 110.  Vá seguindo até a bifurcação, lá você encontra a TRICK HOUSE (nela você pode passar por alguns desafios para ganhar itens, no final do detonado eu vou mostrar todos eles). Pela esquerda você vai estar de volta na rota 103, terão batalhas e alguns itens (você vai precisar do CUT). 

Agora siga pelo caminho da direita, lá terão algumas batalhas, no caminho você vai encontrar seu rival e vocês terão outra batalha.


Ao derrotá-lo ele vai te dar o ITEMFINDER que pode ser usado para encontrar itens ocultos pelo chão, você já pode ir usando por essa rota. No inicio e no fim da rota você pode encontrar a SEASIDE CYCLING ROAD que é basicamente uma rota para andar de BIKE, mas você só vai pegar a sua na próxima cidade. No final da rota pegue as berrys e subindo você vai chegar em MAUVILLE CITY.
Rota 110

Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Evoluções.

Assim que chegar à cidade entre na primeira casa e fale com a garota, ela vai querer trocar um COIN CASE por um HARBORMAIL que você comprou no pokemart. Um pouco a baixo do pokemart você pode pegar um item. Na casa a direita do pokemart você vai receber o HM06: ROCK SMASH, é só falar com o homem dentro da casa. Ainda nessa cidade você pode pegar a sua bicicleta, é só você falar com o homem de roupa verde na RYDEL’S CYCLES, você pode escolher entre a MACH BIKE (que é mais rápida, mas é difícil de controlar) ou a ACRO BIKE (você pode usa-la para pular obstáculos). Aqui também há um GAME CORNER, fale com a garota ao lado do balcão e ela vai te dar uma boneca para decorar seu quarto, você pode jogar nas máquinas para ganhar coins e trocar por prêmios.

Agora vá até o ginásio e o WALLY estará lá, ele vai pedir para batalhar então responda “sim”.


Depois de derrotá-lo ele vai embora e SCOTT vai aparecer e falar com você, agora entre no ginásio.

No terceiro ginásio os treinadores vão usar Pokémon elétricos, mas você também vai ver Pokémon do tipo metal, então você pode usar ataques do tipo terra nos Pokémon elétricos e ataques do tipo lutador e do tipo fogo nos Pokémon de metal. Você vai precisar resolver um puzzle onde é necessário apertar botões para mudar a direção das barreiras e chegar até o líder do ginásio WATTSON.

Para resolver o puzzle aperte o primeiro botão da esquerda, vá pelo caminho que se formou para cima e aperte o botão, agora vá até o botão que está perto dos dois treinadores que sobraram , aperte e suba até o líder.

Para enfrentá-lo leve Pokémon com ataques de terra, lutador ou fogo, todos no nível 28 a 30. Para derrotar o magnéton use ataques do tipo lutador ou fogo (se não tiver nenhum ataque desse tipo vai ficar bem difícil), o manectric vai ser um problema, pois ele é bem resistente e ainda recupera a vida com uma Berry. (se você não tiver nenhum golpe dos tipos que foram ditos é melhor treinar um pouco mais na rota 110).

Ao derrotá-lo você recebe a terceira insígnia, agora você pode usar o ROCK SMASH fora de batalha, ele vai ser adicionado no POKÉNAVE e você vai receber o TM34: SHOCK WAVE.

Agora siga para a rota 117 pela esquerda de MAUVILLE, de cara você encontra o Day care, nele você pode deixar dois Pokémon para treinar, mas se você colocar um macho e uma fêmea ou qualquer gênero com um ditto vai nascer um ovo depois de um tempo. Para deixá-los lá é só entrega-los a senhora dentro da casa. Fique andando e uma hora vai nascer um ovo, quando o senhor que está do lado de fora estiver um pouco mais para frente fale com ele para pegar seu ovo. Para seu ovinho chocar você vai ter que ficar andando pra lá e pra cá com ele no time.


Nesta rota leve um Pokémon com CUT para pegar um item, aqui terão algumas batalhas então faça todas, há itens escondidos também.


Rota 117

Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Seguindo a rota você vai chegar a VENDANTURF TOWN, fale com esta mulher dentro do battle tent, pois ela vai te dar o Tm45: ATRACT.


Neste battle tent você vai usar seus próprios Pokémon (o nível dos Pokémon adversário é igual ao do seu Pokémon com level mais alto, então tente levar todos no mesmo nível), aqui não é você que vai escolher os ataques e sim seus próprios Pokémon, e isso é um saco porque na maioria das vezes eles não vão querer atacar e quando vão atacar eles acabam usando ataques que não funcionam ou até mesmo ataques de status inúteis, para melhorar a situação tente não levar nenhum ataque de status. (O battle tent não é obrigatório).

Vá ao RUSTTURF TUNNEL, vá primeiro pelo caminho da esquerda e saia do túnel, lá fora vai ter um cara procurando um óculos, pegue o óculos como na imagem, fale com o carinha e ele vai dizer que não é dele e vai embora, então você vai ficar com o item, ali na montanha há um item HP UP, pegue.


Volte ao túnel e vá pelo caminho de cima, terá uma batalha, ali em cima tem um item e você verá um homem e uma mulher que estão separados por uma pedra, você deve quebrar a pedra usando o hm rock smash, o homem vai agradecer e te dar o HM4: STRENGTH.


Agora saia do túnel pela esquerda para chegar à rota 116, fale com o carinha de verde, ele vai lhe agradecer por ter ajudado o presidente DEVON e vai te dar uma REPEAT BALL. Você deve voltar para MAUVILLE CITY pelo túnel, agora vá à norte da cidade pela rota 111.

Nesta rota você encontra uma casa THE WINSTRATE’S HOUSE, lá você poder fazer quatro batalhas consecutivas, mas não são difíceis. Depois de derrotar todo mundo entre na casa e fale com a mulher de vermelho, pois ela vai te dar um item MACHO BRACE.


Aqui você também pode encontrar a TRAINER HILL ENTRANCE, por enquanto você não pode batalhar lá, antes você precisa zerar o jogo, mas ela serve para te dar itens dependendo do tempo em que você completa os desafios.

Continue subindo pela rota, você vai encontrar um deserto, mas por causa da tempestade de areia você não pode passar. Pela direita você vai chegar à rota 112.

Rota 111.

Pokémon para capturar. (areia profunda no deserto).
Pokémon para capturar. (rock smash).
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Evoluções.
Vá indo pela rota 112, terão algumas batalhas e ali na montanha você verá a equipe magma, eles estarão bloqueando a passagem então vá pelo outro caminho que é pela caverna.


Rota 112.

Pokémon para capturar. (grama)
Evoluções.

Entre na caverna FIERY PAHT, apenas siga o caminho acima e saia da caverna, mas depois que você puder usar o HM4 STRENGTH você poderá explorar o resto da dela.

Fiery path.

Pokémon para capturar. (caverna)
Evoluções.

Agora você vai chegar à outra parte da rota 112, terão mais batalhas e berrys que você poderá pegar, indo para a direita você volta para a rota 111, para baixo há o deserto que você ainda não pode entrar só nos resta o caminho de cima, fale com o homem perto da arvore, pois ele vai te dar o TM43 SECRET POWER, coloque isso num Pokémon para poder criar bases secretas em arvores, arbustos ou em buracos nas paredes, elas só servem para decorar.


Nesta rota você também encontra a OLD LADY’S REST STOP, fale com a senhora para recuperar seu Pokémon e depois responda não para que ela não fique repetindo isso o tempo todo.


Nesses deslizamentos de terra você poderá subir apenas com a MACH BIKE, lá em cima há uma batalha. Fale também com a NPC da imagem, pois ela vai te dar uma Berry, pegue as berrys que estão ali também.


Ok agora vá pela direita para a rota 113 e continue seguindo por ela, terão algumas batalhas e vários itens escondidos.


Nesta rota você também encontra a GLASS WORK SHOP, fale com o homem dentro da casa para receber um item, com ele enquanto você andar na grama com cinzas você vai coletar cinzas que você pode troca-las por itens com esse homem.


Continue seguindo até chegar à próxima cidade FALLABOR TOWN.

Rota 113.

Pokémon para capturar. (grama)

Vá primeiro ao centro Pokémon e recupere seu Pokémon e depois fale com a mulher em frente ao PC, ela é LANETE ela que fez o sistema de armazenamento de Pokémon da região.  No pokémart uma mulher vai perguntar se você quer ensinar um golpe para seu Pokémon, METRONOME, mas não é muito bom. Há também o batle tent, se quiser você pode tentar. Aqui cada batalha de dois Pokémon é contada em três turnos, se em três rodadas nenhum Pokémon for nocauteado o juiz vai apontar o vencedor com três fatores.

Mind: Quantidade de movimentos ofensivos.
Skill: Precisão dos movimentos.
Body: HP restante.

Como sempre são três lutas e no final você recebe um item.

Ainda na cidade você encontra a casa do move tutor que é um carinha que em troca de uma heart scale ele vai reensinar um movimento que seu Pokémon esqueceu. Naquela cratera que está ao lado de uma casa há um nugget que você pode vender.

Ok vá pela esquerda e você vai chegar até a rota 114, vá até a casa do FOSSIL MANIAC’S HOUSE e fale com a menininha lá dentro, pois ela vai lhe dar uma TM: 28 DIG, lá naquela caverna você não vai encontrar nada ainda, mas depois ela vai ser bem importante.

Um pouco a frente fale com esse senhor e ele vai te dar o TM: 05 ROAR.


Continue seguindo pela rota fazendo as batalhas até chegar à casa de LANETE fale com ela e você vai receber um boneco de lotad para decorar seu quarto ou sua base secreta. Fale com o homem em frente à casa e ele vai te dar uma Berry. Para pegar as berrys que estão ali em frente basta passar por trás da casa.

Pegue o item na pedra ali em baixo e prossiga pelo caminho das montanhas e pegue o item usando o rock smash. Prossiga até chegar à caverna METEOR FALLS.


Rota 114

Pokémon para capturar (grama)
Pokémon para capturar. (rock smash)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Evoluções.
Ok já estando dentro da caverna vá subindo para pegar um item, volte e vá até a ponte, os magmas vão estar lá e depois vão aparecer os aqua, mas não haverá nenhuma batalha. Subindo a direita você vai encontrar uma MOON STONE que pode ser usada para evoluir certos tipos de Pokémon. Agora saia da caverna pela saída que está abaixo, você pode ir pulando as poças. Assim você vai chegar à rota 115.
Meteor falls.

Pokémon para capturar. (caverna)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Evoluções.


(por hora você não pode pegar o bagon, golbat, nem os pokémon com surf)

Nesta rota terão batalhas e alguns itens para pegar, cuidado para não pular os morros antes de pegar tudo, há um item no cantinho da praia então pegue, siga a rota e você vai chegar a rustboro.

Vá até o RUSTURF TUNNEL na rota 116 e passe por ele, agora vá até mauville e de lá suba para a rota 111, vá subindo e você vai chegar à rota 112, lá na montanha você verá que os magmas não estão mais bloqueando a passagem, então vamos passar por lá. Fale com a mulher para usar o teleférico assim você vai chegar ao MT. CHIMNEY. Você verá a equipe magma e aqua lutando, vá passando por eles até chegar ao líder da equipe magma, mas antes terão algumas batalhas contra os magmas.




Agora fale com o líder dos magmas MAXIE e vocês vão ter uma batalha.

Depois de derrotá-lo todo mundo vai embora, cheque a maquina onde ele estava perto e pegue o item METEORITE. Desça e siga para a JAGGED PATH por baixo. (há uma senhora que vende biscoitos na passagem, se quiser pode comprar).

Descendo por lá você verá um capanga da equipe magma em frente a uma pedra e ao falar com eles vocês irão batalhar.

Guarde esse lugar na memória, pois você terá de voltar aqui depois, continue descendo até chegar a próxima cidade LAVARIGE TOWN, mas vá sempre enfrentando os treinadores.

Jagged path.

Pokémon para capturar. (Grama)
Evoluções.
Temos algumas coisas para pegar aqui em LAVARIGE TOWN, fale com a senhora da imagem, ela vai lhe dar um ovo e nas fontes termais há um item, você consegue chegar lá por dentro do centro Pokémon.


Pokémon para capturar. (ovo)
Evoluções.
Aqui você encontra a POKÉMON HERB SHOP onde você pode comprar remédios naturais para seu Pokémon, mas nunca dê esse tipo de item a um Pokémon que evolua por felicidade, pois elas reduzem a felicidade. Lá dentro você pode falar com um velhinho de casaco vermelho, ele vai te dar um item CHARCOAL. Na casa ao lado a essa loja fale com o garotinho caso queira ensinar o move mimic para seu Pokémon, esse também não é um bom golpe.

Ok recupere seu Pokémon e finalmente vá ao ginásio, aqui você terá de resolver um puzzle onde você deve passar pelas “poças” até chegar à líder do ginásio, para isso você deve usar a sequencia passada na imagem 1,2,3...8. Nas poças circuladas em vermelho estão todos os treinadores e seria bom que você enfrentasse todos.


Os Pokémon usados aqui são do tipo fogo você pode levar Pokémon do tipo água, terra ou pedra para ter uma vantagem, isso não vai ser problema se você escolheu o mudkip. Bom, a líder Flannery pode dar trabalho tanto com o camerupt ou com o torkoal, pois os dois possuem atract que faz seu Pokémon ficar apaixonado, fazendo com que eles não o ataquem, o camerupt pode ser derrotado facilmente com um golpe de água já que ele leva 4x de dano para esse tipo, já o torkoal é bem mais resistente, leve Pokémon no nível 34 a 36 para não ter dificuldade.


Ao vencê-la você recebe sua quarta insígnia, com ela todos os Pokémon de nível 50 ou menor vão te obedecer, você também vai receber a tm50: OVERHEAT. Ok agora saia do ginásio.

Lá fora May vai aparecer e te dar o GO-GOGGLES, com isso você pode explorar o deserto da rota 111. Saia da cidade pela direita, mas vá devagar para pegar o item que está ali ao lado NUGGET. Ok você pode explorar o deserto se quiser, bem na entrada você pode encontrar a mirage tower (ela aparece e desaparece sempre então fique rodando por ai até que ela apareça), nela você pode conseguir seu fóssil de Pokémon, mas você vai precisar da mach bike e de um Pokémon com rock smash,o chão quebra assim que você sobe nele, pegue impulso com a bike e tente passar sem bater, no ultimo andar você pode pegar um dos fósseis, mas só um, pois a torre será destruída e o outro fóssil vai afundar. Você pode escolher entre o root e claw que podem ser transformados em Lileep e Anorith, respectivamente. 






Mirage tower.

Pokémon para capturar. (fóssil)
Pokémon para capturar. (torre)
Evoluções.
Mais tarde eu explico como ressuscitar seu Pokémon fóssil, ok vamos explorar o deserto de baixo para cima, há algumas batalhas para se fazer, itens para pegar e um local que vai ser importante mais para frente no jogo. No meio e em cima há apenas batalhas e um item que está bem perto de um homem, em uma pokébola.



Saia pela passagem de cima e vá até FIERY PATH pela rota112, lá há uma parte que você não explorou, use o STRENGTH naquela pedra para empurra-la, cuidado quando empurrar, pois você deve fazer de um jeito que não barre a passagem, indo por cima você pode pegar a tm06: toxic, por baixo você encontra uma fire Stone que pode evoluir certo Pokémon.


Volte para mauville, recupere seu Pokémon e passe pelo rusturf túnel e vá até rustboro. Vá até devon corps e fale com o cientista na imgem, ele que vai ressuscitar seu Pokémon fóssil, para que ele faça isso é só sair da sala e voltar e seu Pokémon pré-histórico estará vivo. 


Agora nosso destino é petalburg, vamos finalmente enfrentar nosso pai. Nesse ginásio você vai enfrentar Pokémon do tipo normal e os treinadores vão usar diversos itens. Em cada sala há duas portas para você escolher, em cada uma delas há um tipo de status que vai ser usado pelo oponente então escolha bem. (Se quiser você pode ir a todas as portas para ganhar XP), o ginásio vai ser bem fácil se você levar um Pokémon lutador. Seu pai vai usar Pokémon com um ataque chamado facade que quando um Pokémon estiver com status negativo dá o dobro do dano, então paralisia e poison nos Pokémon dele nem pensar.

Ao vencer você ganha a insígnia e o tm47: facade, depois disso o tio do Wally vai aparecer e te levar para sua casa, ele vai te dar o hm03:surf.

Agora que você já tem o surf já pode pegar os Pokémon das rotas surfando, basta colocar o HM no seu Pokémon de água. Vamos aproveitar que podemos surfar e vamos pegar itens que deixamos para trás e explorar as rotas que passamos de barco com o MR.BRINEY.


Surfe nos lagos da cidade de PETALBURG para encontrar três itens. (MAX REVIVE/RARE CANDY/ETHER).


Na rota 104 que está a baixo de rustboro surfe a para a direita ali na ponte perto das menininhas. (PP UP).


Ao norte de RUSTBORO na rota 115 use o surfe ali perto da menina correndo na praia e siga o caminho na água, você vai chegar num local cheio de treinadores e itens, mas você vai precisar da mach bike para pegar um dos itens.
Rota 115.

Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Evoluções.
Agora vá até a rota 104 e desça a rota para enfrentar os treinadores e pegar os itens. Quando chegar nessas partes com terra vá até lá para enfrentar os treinadores, há um item ali perto dos dois treinadores perto das arvores (BIG PEARL).


Vá subindo entre as duas partes de terra, surfando você vai chegar a outro local que será importante mais tarde.


Descendo mais um pouco você acha um item na areia. (iron)


Chegando lá em baixo pegue o item perto da montanha e vá para DEWFORD.


Siga pela direita e vá seguindo fazendo as batalhas até chegar num navio abandonado, entre lá dentro. 


Explore toda a área e desça as escadas, uma das portas vai dar em uma parte alagada que você não pode explorar ainda. Uma das portas está trancada e você pode encontrar a chave subindo a outra escada. Enfrente os treinadores dessa parte e saia pela porta a baixo. Suba a escada e entre na passagem acima, lá dentro há um cientista e um item que é a storage key. (por enquanto você não pode ajudar o cientista). Volte e abra a porta que estava trancada, lá dentro a um item que é a tm13: ice beam, saia do navio.

Lá fora pegue um RARE CANDY nessa pedra. Há um STAR PIECE ali em cima entre os treinadores.

Continuando, continue seguindo pela direita pegue os itens e derrote os treinadores, suba até a praia. Aqui você pode encontrar muitos itens você pode encontrá-los com o item finder.

Rota 105, 106, 107, 108, 109

Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)

Vá para MAUVILLE CITY, mas vá pelo caminho de baixo pela grama mesmo e use o surf bem no inicio da rota, vá subindo para pegar um item RARE CANDY. Lá em MAUVILLE você vai encontrar WATTSON, fale com ele e ele lhe pedirá para ir até NEW MAUVILLE, você deve desligar o gerador.


Você poderá chegar até lá usando o surf na rota 110 que é ali em baixo, é só seguir para direita e você encontrará uma caverna, entre lá. Aqui você terá de apertar botões para liberar as portas dependendo das cores. Aperte o botão a frente e siga pela esquerda, aperte o botão verde e suba, aqui em cima há um botão azul que você não deve apertar, continue seguindo o caminho e pegue a pokébola em cima de um botão, antes de apertar esse botão pegue uma ultra Ball a direita, seguindo por cima e a esquerda você se deparará com duas pokébolas em cima dos botões, uma delas é um voltorb a outra é um item (não aperte nenhum botão), continue seguindo o caminho até chegar em mais duas pokébolas que é a mesma situação de antes, aperte o botão verde e continue pela direita e assim você chega no gerador e para desliga-lo basta apertar o botão vermelho no chão (não esqueça de pegar o item ali ao lado THUNDERSTONE, com ela você pode evoluir certos Pokémon), saia do local usando o SCAPE ROPE  que você pegou por aqui ou se preferir faça o caminho contrário.


New mauville.

Pokémon para capturar. (entrada) 
Pokémon para capturar. (interior)
Evoluções.

Agora volte para mauville e fale com o wattson para receber uma ótima TM24: THUNDERBOLT. Antes de prosseguir há mais um item para pegar e ele está na rota 111, basta surfar ao lado da casa onde você batalhou com aquela família, HP UP.

Finalmente vamos prosseguir dessa vez vamos pela rota 118 a direita de MAUVILLE (antes de ir para lá pegue a acro bike e um Pokémon com CUT), terão batalhas e um HEART SCALE em uma das pedras. Surfe para o outro lado e fale com o pescador do outro lado ele vai lhe Dra a segunda vara de pesca GOOD ROD, agora você já pode pegar mais algum Pokémon das rotas que você já passou, há um item na pedra ali em baixo IRON, seguindo a rota você vai encontrar o STEVEN, depois da conversa ele irá embora.


Rota 118

Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Pegue as berrys e saia pela direita até chegar à rota 123, terão algumas batalhas e muitas berrys para pegar. Aqui você encontra a BERRY MASTER HOUSE que você pode ficar vindo de vez em quando pegar berrys aqui, basta falar com os velhinhos dentro da casa. Ok volte à rota anterior e faça o caminho de cima para chegar à próxima rota que é a 119.

É uma rota com grama alta e para passar você tem de ir a pé, tente enfrentar todos os treinadores do mato para ganhar XP, há itens escondidos por toda a rota então fique usando o item finder sempre, o melhor é deixa-lo registrado na bag. Use o surf ali em cima e um pouco a esquerda há uma batalha e um item, agora que já pegou volte e continue subindo, mas vá pelo caminho do mato antes, pois há berrys e uma espécie de plataforma branca, para passar da plataforma você deve pular com a acro bike apertando (B+cima), já do outro lado da plataforma há um item na flor.


Ok siga para cima pelas montanhas até chegar à WEATHER INSTITUTE que estará sendo atacado pela TEAM AQUA, antes de enfrentá-los descanse na cama que está perto do menininho. Vá passando pelo local e enfrentando os inimigos, depois de derrotar todos o cientista vai lhe dar um Pokémon chamado castform, cuide bem dele, pois é um Pokémon único.



Castform
Saia pela direita, descendo o rio você vai encontrar itens, indo por cima você vai encontrar seu rival e vocês terão uma batalha. Ao vencer a batalha ela te dá o HM02: FLY.

Rota 119

Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)

(O Pokémon feebas só pode ser encontrado em seis espaços no rio ao lado do laboratório, o negocio é ficar pescando muitas vezes no mesmo local e se não aparecer vá para outro espaço, é bem demorado de achar e no pior dos casos você vai ter que procurar no rio inteiro).

Evoluções.
(Mais pra frente eu explico como evoluí-lo).

Continue subindo essa rota gigante até chegar à próxima cidade FORTREE CITY.

Chegando à cidade recupere seu Pokémon. A cidade é em meio à floresta e haverá casas nas arvores. Vamos primeiro pela plataforma de cima, na primeira casa um garotinho vai querer trocar um VOLBEAT por um PLUSLE então se tiver esse Pokémon e quiser trocar é com você. Seguindo pela direita entre na próxima casa, fale com a senhora e responda assim: RIGHT, RIGHT, LEFT, ao responder isso ela vai te dar o TM10: HIDDEN POWER que é um golpe que muda de tipo de acordo com o Pokémon que você o colocar. Na mesma casa o velhinho vai perguntar se você quer ensinar o move SLEEP TALK para seu Pokémon, caso seu Pokémon esteja dormindo ele vai escolher qualquer ataque aleatoriamente. A frente da próxima casa há uma escada que dá até o ginásio, mas está bloqueada por alguma coisa invisível.


Saia dessa plataforma, descendo há uma casa na plataforma de baixo, nessa casa você pode comprar decorações para sua base secreta. Saia pela direita chegando à rota 120. (pegue um Pokémon com CUT).

Como sempre terão batalhas contra treinadores, então já sebe o que fazer, ali no ultimo espaço no caminho das arvores há um RARE CANDY, basta usar o CUT nas arvores. Use o item finder para encontrar o item no meio da grama. Continue seguindo a rota até chegar numa ponte, lá estará STEVEN ele vai te perguntar se está pronto para batalhar, mas não com ele e sim com o Pokémon invisível que está à frente, ele vai usar o DEVON SCOPE e você vai batalhar contra um KECLEON, se quiser pode capturá-lo já que é um Pokémon raro e só há alguns pela área, eles também são bem raros de achar na grama. Depois da batalha STEVEN vai te dar o DEVON SCOPE e depois vai embora.


Volte para a cidade, no caminho há alguns itens que estavam bloqueados por outro KECLEON. Perto da menina vermelho desça pela escada para pegar o item, o Pokémon vai bloquear então use o DEVON SCOPE, é só “falar com o Pokémon”. Use o surf e vá descendo, ali em baixo há uma caverna e lá dentro você pode pegar o TM11: SUNNY DAY. Volte para a rota 119 (se quiser), lá há dois KECLEON.


Rota 120.

Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Pokémon especial. (invisível)
Vá finalmente ao ginásio, use o DEVON SCOPE para liberar a passagem, dessa vez o KECLEON vai fugir. Ok nesse ginásio você deve passar por “catracas”, mas deve fazer isso do jeito certo para não empacar, não se preocupe, pois é bem tranquilo. Ah os treinadores daqui usam Pokémon do tipo voador então ataques do tipo elétrico, pedra e gelo fazem a festa, não use ataques do tipo terra, pois um Pokémon voador é imune. A líder aqui é WINONA, para derrotá-la use Pokémon no nível 40 ou mais. Bom, ela usa uns Pokémon bem legais e que vão te dar um bom trabalho principalmente o SKARMORY e O ALTARIA já que eles são bem resistentes, para derrotar o SKARMORY use ataques de fogo ou elétrico e no ALTARIA é melhor usar um ataque de gelo ou pedra.


Após derrotá-la você recebe a insígnia, com ela todo o Pokémon de nível 70 ou inferior vai te obedecer e também poderá usar o FLY fora de batalha. Ela vai te dar o TM40: AERIAL ACE que é um ótimo ataque para seu Pokémon voador já que ele nunca erra.

Recupere seu Pokémon e saia da cidade pela direita, desça pela rota 120 e leve um Pokémon com CUT para pegar alguns itens pelo caminho. Há um item escondido entre a grama alta.


Fale com a mulher da imagem para receber uma Berry, aproveite para pegar mais ainda ali ao lado dela. Ainda perto dela há uma escada e indo por esse caminho você vai encontrar mais Berry e um item do outro lado do lago então é uma boa pegar.


Subindo pelo caminho da escada terão duas batalhas e outro local que será importante mais para frente.


Volte para o caminho normal até chegar pela direita na rota 121, já no começo da rota terão batalhas e mais alguns itens para pegar.


Seguido a rota você vai encontrar a team aqua, eles estão indo para o MT. PYRE PIER, mas antes de ir até lá vamos à próxima cidade. Ali perto de onde estavam os capangas você vai encontrar o SAFÁRI ZONE, mas ainda não podemos entrar já que é preciso um POKÉBLOCK CASE que está na próxima cidade. Pegue mais itens à frente e seguindo você chega a LILYCOVE CITY.


Rota 121

Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Evoluções.

Safári zone.

Área 1.

Pokémon para capturar. (grama)
(É o local bem na entrada)

Área 2.

Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
(Essa área é a oeste da área 1)

Área 3.

Pokémon para capturar. (grama)

Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
(Essa área é ao norte da área 2, é necessário uma bicicleta)

Área 4.

Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (rock smash)
(Esta área está ao norte da área 1, é preciso uma bicicleta)

Área 5.

Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
(Essa área está a leste da área 1 e só é acessível depois de zerar o jogo)

Área 6.

Pokémon para capturar. (grama)
Pokémon para capturar. (rock smash)
(está ao norte da área 5 e só é acessível depois de terminar o jogo)

Evoluções.

Chegando a LILYCOVE recupere seu Pokémon e vá até o prédio maior, você verá seu rival lá em frente, ao falar com ele vocês terão uma ultima batalha. Depois de derrotá-lo ele vai voltar para casa.


Temos muitas coisas aqui em LILYCOVE CITY. Primeiro vá ao CONTEST HALL, aqui você poderá participar de apresentações com seu Pokémon, mas é algo muito diferente de uma batalha. Fale com a atendente no balcão e ela vai te dar o POKÉBLOCK CASE que serve para dar POKÉBLOCKS para seu Pokémon. Mas o que são POKÉBLOCKS? É um tipo de comida que você pode dar para seu Pokémon e isso faz certas características dos Pokémon se elevar. Para produzir esses POKÉBLOCKS você vai precisar de Berry, para produzi-los você tem que usar os liquidificadores de Berry que estão dentro do CONTEST HALL, são aquelas maquinas com gente em volta, use berrys que vão elevar a característica que você quer, para saber disso você pode olhar nas berrys e em CHECK TAG. Depois de aumentar a característica do seu Pokémon você vai ter mais chances de vencer os concursos, mas escolha a modalidade certa. Há um Pokémon que evolui apenas usando POKÉBLOCKS que é o feebas, para deixar a beleza dele no máximo use berrys com a TAG “DRY” na mistura dos POKÉBLOCKS, com a beleza no máximo basta elevar o nível do feebas e assim ele vai evoluir (Antes de começar a dar comida para seus Pokémon é uma boa salvar o jogo, pois depois de um tempo ele não vai mais querer e você vai acabar perdendo as berrys para nada caso não esteja no máximo). Agora você já pode explorar o safári. 


Vá até a praia e pegue alguns itens nas pedras, há um item perto do farol também. Na alta da cidade fale com o senhor vestido de marrom, pois ele vai te dar uma Berry. Na casa perto do carinha de marrom fale com o gordinho e ele vai te dar a TM44: REST. Aqui na cidade você também pode encontrar a casa do move deleter, é a casa a direita da loja de departamento que é o prédio onde você enfrentou seu rival. No LILYCOVE DEPARTAMENT STORE é basicamente um pokémart com mais coisas para vender. Fale com a menina no topo do prédio caso queira ensinar o move substitute para seu Pokémon, mas não é muito bom.

Finalmente terminamos aqui na cidade, vamos agora para o MT. PYRE PIER, desça pela rota 122 (perto do safári) e entre na montanha MT PIRE. Lá dentro fale com a senhora perto da parede e receba um CLEANSE TAG, suba as escadas e vá subindo enfrentando o treinador não caia nos buracos ainda. No ultimo andar pegue a TM30: SHADOW BALL que é um ótimo golpe do tipo fantasma, caia no buraco a esquerda, nesse andar pegue o LAX INCENSE e caia no buraco de baixo, pegue o SEA INCENSE e vá caindo até chegar no segundo andar, volte lá pra baixo e siga o caminho a esquerda chegando do lado de fora.


Vá seguindo o caminho e pegando os itens (use o ITEM FINDER para acha-los), subindo pelo MT PYRE você vai encontrar a TEAM AQUA, batalhe com eles. Depois de falar com o líder eles vão embora e a velhinha vai lhe dar o MAGMA EMBLEM. Saia do local.


MT PYRE.

Pokémon para capturar. (interior)

Pokémon para capturar. (exterior/grama)
Evoluções.
Rota 122.

Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)

Saia do MT. PYRE e desça pela rota 123, a direita há alguns treinadores e itens escondidos, mas é preciso o CUT. Prossiga pela esquerda e fale com a garota perto das berrys e caso você esteja com um Pokémon de grama na equipe ela vai te dar a TM19: GIGA DRAIN. (aqui é só exploração mesmo)


Essa rota é bem grande e você vai ter que passar por ela duas vezes para explorar tudo, depois de ter explorado tudo use o fly até LAVARIDGE TOWN e vá até onde estava àquele capanga da team magma, basta ir subindo as pedras com a ACRO BIKE ou usar o teleférico que é ali ao lado. Quando se aproximar de lá o MAGMA EMBLEM vai reagir e fazer tudo tremer, assim abrindo a passagem.


Magma hideout: Vá seguindo o caminho e lá em baixo saia pela passagem. Continue descendo e enfrentando mais magmas, a entrada que está um pouco a baixo é apenas para pegar itens e enfrentar mais capangas o caminho certo é por baixo. Novamente continue descendo (na entrada que está à direita há mais itens e inimigos), saia por baixo. Agora é só seguir o caminho enfrentando os treinadores até chegar ao ADMIN e a MAXIE, lá ele vai usar a ORB para reviver groudon, mas ele usou a errada e groudon saiu de controle, vocês terão uma batalha.


Depois de derrotá-lo saia pela passagem a baixo e pegue um SCAPE ROPE, use-o para sair dali.

Magma hideout.

Pokémon para capturar. (caverna)

Depois de acabar com a equipe magma voe para SLATEPORT CITY, vá até SLATEPORT HARBOR e lá haverá muita gente, fale com o cientista e a equipe aqua vai aparecer lá dentro e vão roubar o submarino.


Voe para LILYCOVE CITY e vá até a praia, a base da equipe aqua está a norte pela praia (você precisar do surf).


Vá subindo e como é o esconderijo deles você vai ter que ir enfrentando os capangas, passe pela passagem a cima e você vai chegar a uma salinha com dois círculos no chão, eles vão te teletransportar para outros lugares da base, o da direita vai te levar a um item e o outro é o caminho correto. Vá pela direita e enfrente mais capangas, terão dois transportadores aqui, vá primeiro ao da esquerda, pois há uma másterball, que é a melhor pokebola do jogo e só existe essa, então pegue. Para chegar até ela terão muitos transportadores, ENTRE NOS PORTAIS DESSE MODO: ESQUERDA, MEIO, ESQUERDA E ESQUERDA. Assim você chega numa sala onde terão 4 pokebolas, mas duas delas são ELECTRODE, as duas da esquerda são o NUGGET e a MASTERBALL, volte tudo e passe pelo outro portal.


Vá seguindo e entre no portal de baixo para pegar um item, volte e entre no outro portal. Agora é só ir seguindo o caminho até chegar ao ADMIN, vocês terão uma batalha e depois disso eles vão levar o submarino. Saia do local pelo transportador ao lado.



Pokémon para capturar. (Fakeitem)


Agora temos de ir para a próxima cidade que está à direita da praia (onde tinha um membro da team aqua treinando Pokémon), use o surf pela rota 124 e vá enfrentando os treinadores até chegar numa casa HUNTER HOUSE, aqui você pode trocar SHARDS por pedras evolutivas, os SHARDS podem ser encontrados pelo mar usando DIVE para procurá-los nas profundezas, mas ainda não temos esse HM. Continue seguindo a rota até chegar a MOSSDEEP CITY.


Rota 124

Pokémon para capturar. (surfando)

Pokémon para capturar. (pescando)

Pokémon para capturar. (debaixo d’água/algas)

Evoluções.

Chegando a cidade vá recuperar seu Pokémon e vá direto para o ginásio. Os treinadores irão usar Pokémon do tipo psíquico então use golpes do tipo dark ou ghost. Você terá que resolver puzzles apertando botões e movendo o que estiver nas esteiras coloridas. Vamos lá, aperte o botão amarelo e enfrente os treinadores, passe pelo portal à frente.


Aperte o botão amarelo e batalhe com os treinadores passe pelo portal da direita.


Aperte o botão roxo e enfrente os treinadores, aperte o outro botão roxo até liberar o caminho para baixo, lá aperte o botão verde para liberar o caminho correto, volte tudo e vá agora pelo portal da esquerda.



Pressione o botão azul até liberar o caminho para a esquerda, agora aperte o botão laranja até liberar o caminho do portal, aperte o botão azul que está no meio e volte lá para baixo para apertar o outro botão azul e libere o caminho da direita para que você chegue ao portal, passe por lá. Com o caminho liberado é só passar pelo portal de cima e você vai chegar ao líder... Nos lideres.



Os lideres são TATE & LIZA, será uma batalha de ginásio diferente das outras, pois será uma batalha em dupla. Para derrotar o CLAYDOL que é uma praga use golpes de grama, água ou gelo, XATU é bem frágil a gelo e elétrico, SOLROCK e LUNATONE depois de usar CALM MIND são bem perigosos, não use golpes de terra neles, pois eles são imunes, fora as fraquezas individuais todos são fracos a BUG, DARK E FANTASMA.

Ao vencer você vai receber o TM04: CALM MIND, e é claro vai receber a insígnia do ginásio.

Temos algumas coisas para resolver aqui, a sudeste em MOSSDEEP você encontrará a equipe magma, eles foram para o MOSSDEEP SPACE CENTER então os siga até lá, basta ir subindo.


Lá dentro você terá que enfrentar a equipe magma, no primeiro andar fale com o carinha de chapéu azul à esquerda, pois ele lhe dará uma SUN STONE que serve para evoluir certos Pokémon. Depois de enfrentar todos os capangas siga para o próximo andar, você será cercado por três capangas e terá que batalhar, mas com um por vez. Depois de acabar com eles vá ali ao lado e você vai encontrar o STEVEN lutando contra a equipe magma, ele vai pedir sua ajuda então responda Yes e escolha três Pokémon, será uma batalha em duplas contra MAXIE e o ADMIN.




Ok com as coisas resolvidas aqui saia do local.

Saindo do centro de pesquisa espacial vá subindo a esquerda e você vai encontrar a casa de um pescador, fale com ele lá dentro para receber a SUPER ROD, agora você já pode pegar todos os tipos de Pokémon por pesca. Descendo você encontra uma net Ball, agora vá até a casa do STEVEN é a esquerda do centro Pokémon, lá ele vai lhe dar o HM08: DIVE.


A esquerda do centro Pokémon você pode ganhar um item KINGS ROCK falando com o carinha que está andando perto das arvores. A sul de MOSSDEEP, na praia fale com o carinha correndo se quiser ensinar DYNAMICPUNCH para seu Pokémon.

Ao norte de MOSSDEEP (dando a volta na praia) está à rota 125, lá você encontra alguns treinadores e uma caverna chamada SHOAL CAVE, nela você vai precisar pegar alguns itens, mas ela precisa ser explorada duas vezes no mínimo já que ela fica inundada a partir de certo horário. Ou seja, você vai explorar ela quando estiver seca e depois quando estiver alagada. No final do detonado vou explicar certinho o que fazer. (você vai encontrar os mesmos Pokémon de sempre para pegar).


Vamos agora ao sul de MOSSDEEP, você vai precisar de um Pokémon com surf, dive, rock smash e strength para prosseguir. Desça surfando até chegar a uma mancha escura na água, ali use o dive e siga o sul sempre indo para esquerda assim você chegará até essa caverna, entre nela e você encontrará o submarino roubado, aperte “b” para subir até a superfície.


Você vai chegar a SEAFLOOR CAVE, vá resolvendo os puzzles enquanto sobe até a caverna ao norte.


Resolva o puzzle como na imagem e passe pela caverna à esquerda.


Você vai chegar a um local cheio de água e nela terão correntezas, passe por elas como nas imagens.





Agora entre na caverna a cima.

Você terá uma batalha contra a ADMIN e um GRUNT, depois de derrotá-los siga por cima até outro puzzle.


Para resolver o puzzle mova as pedras como nas imagens.


(mova as duas pedras uma vez para frente)


(agora empurre a pedra de baixo para a direita depois a pedra do meio uma vez para cima, mova agora as duas pedras do meio para cada lado).


(mova as duas pedras laterais mostradas na imagem e depois mexa a pedra do meio para um dos lados). Passe pela passagem.

Seguindo o caminho com névoa você vai encontrar um item que é o TM26: EARTHQUAKE que é muito bom então o pegue, continue o caminho até chegar perto do kyogre. Você vai encontrar o líder da equipe aqua e dessa vez vocês terão uma batalha. Depois de vencer ele vai simplesmente ligar o modo foda-se e vai acordar o kyogre, mas é claro que era a orb errada também kkk, depois da seninha você verá o mundo em caos por conta dos dois lendários descontrolados.



Seafloor Cave.

Pokémon para capturar. (caverna)

Pokémon para capturar. (surfando)

Pokémon para capturar. (Pescando)
Temos de ir agora até SOOTOPOLIS que é subindo um pouco e indo para a esquerda, use o dive perto das pedras brancas e vá descendo até chegar numa caverna, lá dentro da caverna você deve ir até a superfície. (na rota 127 você encontra os mesmos Pokémon de sempre).

Rota 128.

Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)

Os dois Pokémon lendário, Groudon e kyogre estarão lá. Fale com Steven a esquerda da cidade e ele irá levá-lo até uma caverna, vá seguindo por ela até achar um carinha chamado WALLACE lá dentro e ele vai te perguntar sobre o paradeiro do Pokémon Rayquaza, responda SKY PILLAR.

Saia da caverna.

Antes de explorar pela cidade vamos resolver o problema principal. Saia da cidade e vá seguindo pela esquerda na rota 129 enfrentando os treinadores até chegar numa cidade PACIFIDLOG TOWN.

Rota 129.

Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)

Rota 130 e 131.

Pokémon para capturar. (surfando)

Pokémon para capturar. (pescando)

Chegando à cidade vá ao centro Pokémon para marcar a cidade no mapa. Antes de prosseguir para a SKY PILLAR vamos explorar a cidade. Na casa mais a sudoeste fale com o senhor para receber a TM27: RETURN. Na casa a baixo do centro Pokémon há um cara querendo trocar um HORSEA por um BAGON então se tiver e quiser trocar é só vir aqui. Na casa ao lado há um senhor olhando para fora, se ele falar que está vendo a MIRAGE ISLAND vá até lá na rota 130, pois ela não aparece sempre. Lá você vai encontrar uma Berry e poderá encontrar WYNAUT.

Volte para a rota 131 e vá até o local mostrado na imagem, vá seguindo entre as pedras e você vai chegar ao SKY PILLAR.


Você terá outra conversa com WALLACE. Suba a torre até o topo... Lá em cima você irá encontrar o RAYQUAZA e ele vai voar até SOOTOPOLIS. Vá para lá também.


Sky Pillar.

Pokémon para capturar. (1f e 3f)
Pokémon para capturar. (5f)

Chegando a SOOTOPOLIS você verá uma cutscene e RAYQUAZA vai resolver as coisas.

Vá ao ginásio no meio da cidade e fale com os lideres das equipes vilãs, eles irão embora. Voe até o MT. PIRE e você os verá lá.

De volta a SOOTOPOLIS fale com WALLACE em frente ao ginásio e ele vai te dar o HM07: WATERFALL.

Vamos finalmente para o ultimo ginásio. Os treinadores aqui irão usar Pokémon do tipo água então Pokémon elétrico e grama levam vantagem aqui. Você terá que passar por todos os pisos de gelo para que as escadas sejam liberadas, faça como nas imagens a baixo.




Todos os treinadores estão lá em baixo, recomendo cair no ultimo puzzle assim você já ganha um bom XP lá em baixo. O líder aqui é JUAN, um dos problemas é o KINGDRA já que ele não tem fraqueza alguma exceto dragão então se você tiver algum ataque desse tipo use nele. WHISCASH é derrotado facilmente com um golpe de grama.

Depois de derrotá-lo você irá receber a ultima insígnia e agora todo o Pokémon vai obedecer e agora você pode usar o HM07: WATERFALL fora de batalha. Você também receberá o TM03: WATER PULSE.

Antes de prosseguir vamos explorar um pouco da cidade. A sudoeste da cidade fale com a garota perto das arvores para receber algumas Berrys. Em uma casa mais a noroeste fale com um homem perto de um KECLEON e ele vai te dar o TM31: BRICK BREAK. Fale com uma mulher dentro de uma casa à direita do centro Pokémon e ela vai lhe dar um WAILMER DOLL. Na casa acima há dois homens, mostre um LOTAD para o pescador para receber um ELIXIR e um SEEDOT para o gordinho para receber outro ELIXIR.

Rota 126

Pokémon para capturar. (surfando)
Pokémon para capturar. (pescando)
Pokémon para capturar. (Debaixo d’água)

Agora temos que ir para EVERGRANDE CITY que é à direita pela rota 128. Você vai precisar de um Pokémon para usar o surf e o waterfall (não precisa ser o mesmo Pokémon). Você vai enfrentar alguns treinadores pelo caminho. Chegando à cachoeira use o waterfall para subir.


Recupere seu Pokémon no centro e adentre na caverna.

Victory Road.

Pokémon para capturar. (1f)

Pokémon para capturar. (B1F)
Pokémon para capturar. (B1F/ Rock Smash)
Pokémon para capturar. (B2F)
Pokémon para capturar. (B2F/ surfando)
Pokémon para capturar. (B2F/pescando)

Aqui na VICTORY ROAD você vai precisar do ROCK SMASH, FLASH, SURF, WATERFALL e do STRENGTH, sim são muitos HMS.


Vá subindo passando pela ponte de madeira à esquerda, no caminho você vai encontrar Wally e vocês terão uma batalha, mas dessa vez ele vai estar mais forte

Prossiga pela escada a frente.

Aqui em baixo você deve usar o FLASH para poder enxergar melhor, desça empurrando as pedras da maneira correta para não ficar preso ali. Continue pela direita e descendo você vai chegar nessa escada.


Vá pelo caminho ao norte onde tem uma treinadora, use o surf e suba a cachoeira. Vá indo pela esquerda e desça pela outra cachoeira, indo pela direita suba a escada.

Desça empurre e quebre as pedras, suba pela escada. Voltamos a parte superior, saia da caverna por cima. Subindo você vai chegar ao centro Pokémon/Pokemart, recupere seu Pokémon aqui.

Chegamos até a elite 4, você vai precisar de Pokémon no nível 50 a 55 (recomendo treinar até o 55 ou mais), compre bastante FULL RESTORE e REVIVE antes de prosseguir. Leve Também ETHER/ELIXIR para o caso do PP do seu Pokémon acabar. Ok vamos as explicações.

Você terá de enfrentar a elite 4, eles vão usar Pokémon do tipo DARK, GHOST, ICE E DRAGON então você vai precisar de algum golpe lutador para os tipos DARK e ICE, para derrotar os do tipo fantasma use algum golpe psíquico, fantasma ou dark. Um Pokémon de fogo ou lutador para bater nos de tipo gelo, para derrotar os dragões você pode usar ataques de gelo como o ICE BEAM que você pegou no navio ou do próprio tipo dragão. Fora esses quatro, você vai enfrentar o campeão que usa Pokémon do tipo água então leve um Pokémon elétrico ou de grama.

Para ir até eles fale com os dois homens que estão na frente da porta.


(nenhum desses Pokémon é um problema caso você tenha um Pokémon lutador).


(agora começa a complicar, os dois dusclops são muito resistentes e você não vai conseguir matá-los rapidamente se não usar golpes super efetivos, além disso ela vai usar golpes especiais como ice beam ou thunderbolt então tome cuidado).

(Passar por ela também não é difícil se você tiver um Pokémon lutador, mas caso não tenha um você pode usar os elétricos para bater no walrein e nos dois Sealeo, para os Glalie você pode usar ataques de fogo).

(use seu golpe de gelo em todo mundo menos no kingdra já que a única fraqueza dele é o tipo dragão. Ele vai ser o seu maior problema, tente dar algum status negativo nele, pois pode ajudar).

Depois de derrotar os 4,  vamos enfrentar o campeão, mas antes de ir até ele você deve recuperar seu Pokémon. Caso algum golpe importante tenha se esgotado use algum ether para recupera-lo.

O campeão é Wallace e como eu disse antes ele vai usar Pokémon do tipo água então prepare seu Pokémon elétrico ou de grama.


(o time dele é muito resistente principalmente o milotic, golpes elétricos vão funcionar bem em todos menos no Whiscash e no Ludicolo).

Depois de derrotá-lo seu rival e o professor vão aparecer e falar com você. Wallace vai te levar para o HALL DA FAMA onde você vai registrar seu Pokémon.

Deixe o jogo salvar para que você possa continuar depois.
.
Em breve voltamos com mais detonado (^~^)v.

21 comentários:

  1. Parabens otimo detonado me ajudou muito, e sabe como eh pokemon gba nunca vai sair de moda sempre da aquela vontade de jogar :)

    ResponderExcluir
  2. Procurei muitos detonados na web, esse foi o melhor que achei!

    ResponderExcluir
  3. Excelente detonado. O melhor que já vi.

    ResponderExcluir
  4. N consegui chegar a mauville!!!
    N entendi essa parte.
    Algm me explica

    ResponderExcluir
  5. Que detonado perfeito, acabei de começar mas já deu pra ver que é simplesmente perfeito. Com certeza o melhor que já vi.

    ResponderExcluir
  6. Nao entende como evoir o mathoke nem cadabra como eu faso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem de troca eles com outra pessoa

      Excluir
    2. Se vc estiver utilizando um emulador vc pode trocar com você mesmo.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Show Esse Detonado, Não Estava Encontrando o Submarino Roubado Pela Equipe AQUA kk !!!

    ResponderExcluir
  9. Ótimo Detonado muito bem feito, mas pq as imagens não estão aparecendo??

    ResponderExcluir
  10. TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO $100,000.00USD DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    Você precisa de um empréstimo para abrir um negócio ou pagar suas dívidas? {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus com o financiamento de um empréstimo. Obtenha o seu Cartão ATM em Branco ou CARTÃO DE CRÉDITO entregue à sua porta que funciona em todas as máquinas ATM em todo o mundo com a ajuda da BENJAMIN LOAN FINANCE. Os cartões ATM podem ser utilizados para levantamentos em Máquinas ATM ou furto, em lojas e POS. eles distribuem esses cartões a todos os clientes interessados em todo o mundo. Se você precisar de um empréstimo sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir